Um breve histórico de 1997 a 2003


1999 - Publicação na Revista Educação


1998 - Publicação na Revista Quarto de Criança


1998 - Publicação na Revista Planeta


1998 - Publicação na Revista Nova Escola


1999 - Prêmio Melhores do Ano - ABRINQ


1998 - Publicação na Revista Forma Física


1997 - Lançamento


1998 - Jornal Escola


1998 - Feira Educação

Os Jogos Cooperativos de Tabuleiro chegaram no Brasil em 1995 por intermédio dos focalizadores do Projeto Cooperação, na época: Fábio Otuzi Brotto e Gisela Sartori Franco.

O material era todo importado originalmente com as regras dos jogos traduzidas por Andréa de Faria Freire.

Nesse mesmo ano, 1995, na Universidade de São Paulo - CEPEUSP - Centro de práticas esportivas da USP, acontece a Primeira Clinica de Jogos Cooperativos onde alunos, convidados e participantes do evento já podiam conhecer de perto alguns dos Jogos Cooperativos de Tabuleiro.

Além de livros, o Projeto Cooperação oferecia, entre seus produtos, uma coleção de 11 Jogos Cooperativos de Tabuleiro, cada um com uma faixa etária específica e um tema central diferente:

O Jogo da Terra
Lugar Bonito
Comunidade
Xadrez Cooperativo
Bloco Zen
Alpinismo
Juntos
Caretas
Abraços e Cócegas
Mágicas Divertidas
Escolhas

No inicio de 1997 as importações cessaram diante da proposta de fabricação própria de dois dos principais jogos vendidos.
Na ocasião, os jogos mais solicitados eram:
O jogo da Terra e o Lugar Bonito

O Projeto Cooperação assume esse desafio e distribui para lojas de brinquedos; em feiras educacionais e também em suas próprias oficinas e cursos esses dois jogos na versão brasileira.

O Jogo da Terra é um jogo de estratégia, voltado mais para adolescentes – a partir de 10 anos - e adultos. O desafio principal é governar as seis nações de acordo com seus recursos e problemas que surgem a cada rodada do jogo. O Banco Central Mundial também participa do jogo e os jogadores precisam de discernimento, cautela, astúcia e muita cooperação para criarem alianças e fazerem acordo de Paz, pois se não a guerra se instala no mundo e assim todos perdem!

O Jogo Lugar Bonito, voltado mais para a educação infantil e com uma ampla utilização em sala de aula é o mais cotado e procurado por professores, pais e escolas em geral, inclusive em trabalhos com Secretarias de Educação. 

Alem de abordar a questão da Cooperação, o jogo traz a oportunidade de se aprender mais sobre preservação do meio ambiente e cuidados com a Natureza, tema esse muito oportuno para os dias atuais.  Veja mais detalhes.

Em junho de 1997 acontece o lançamento desses jogos na cidade de Santos, São Paulo – sede do Projeto Cooperação e a partir dessa data, em muitos eventos e ocasiões foi possível disseminar esses jogos e sua proposta até então inédita no Brasil: JOGUEM JUNTOS E NÃO UNS CONTRA OS OUTROS!

Em 1999 contando com a parceria do SESC TAUBATÉ (SP) e a Cooperando, o Projeto Cooperação organiza o “Festival de Jogos Cooperativos – Um exercício de COM-Vivencia” e mais uma vez oferece uma oficina de Jogos Cooperativos de Tabuleiro.

Ainda em 1999 o jogo Lugar Bonito recebe da empresa ABRINQ – Associação Brasileira do Brinquedo - um prêmio de destaque do ano e tem a oportunidade de ser matéria de várias revistas voltadas à Educação e a nova consciência planetária.


Nesse terreno fértil, onde nasceu os Jogos Cooperativos de Tabuleiro, e onde foi acolhido durante seus primeiros sete anos (o tão importante primeiro setênio!), a equipe do Projeto Cooperação – Santos foi fiel a sua proposta e cuidou, o melhor possível de sua difusão.

No ano de 2002 os idealizadores do Projeto Cooperação mudaram-se para Florianópolis/ Santa Catarina e um novo grupo juntamente com uma nova identidade jurídica passou a direcionar os trabalhos da expansão dos Jogos Cooperativos de Tabuleiro. 

Hoje a OCIP COOPERA BRASIL é grata a todos aqueles que com sua dedicação, amor e trabalho propagaram essa “nova maneira de jogar”; um “jogar” mais alegre, relaxado, confiante, altruísta, conectado com o essencial do VERDADEIRO JOGO, daquele jogo infinito..... Onde não há necessidade de se eliminar parceiros e sim inclui-los na Vitória.

Por isso, é importante deixar expresso que foi também graças aos “jardineiros”:

Wanda Maria Penteado Sartori Franco
Fábio Otuzi Brotto
Rodolpho Martins
Eliane Castro
Roberto Martini
Claudia Martini
Irene Cotrim
Gustavo Otuzi Brotto
Silvia Costa
Cláudio Casaccia

Entre outros tantos Jogadores...
Que o COOPERA BRASIL está aqui hoje! Ho!